Pular para o conteúdo
Início » A Loja » Nossa história

Nossa história

cs-fundadores Nossa história
Registro fotográfico dos membros fundadores na Sessão de Regularização da Loja

Liderados pelos Irmãos Sérgio Roberto Cavalcante e Teldson Douetts Sarmento, os Irmãos Wilton Fernandes da Silva, Antonio Raniere Barros Figueiredo, Manoel Leite Neto (in memoriam), Aleixo Simões da Silva Leitão, Francisco de Souza Filho, Ronaldo Raimundo Medeiros, Nilton César Douetts (In Memoriam) e Luciano Lima Gomes da Costa, reuniram-se em data de 23 de dezembro do ano e mil novecentos e noventa e nove, na Sala dos Passos Perdidos da ARLS “Branca Dias” nº 01, Oriente de João Pessoa-PB, da jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, localizado na Rua  General Osório, nº 128 – centro da cidade de João Pessoa-PB, capital do Estado da Paraíba, a fim de tratar da fundação de uma Loja Maçônica. O irmão Teldson Douetts apresentou o Rito York, que recebeu da Grande Loja de Brasília DF, onde assistiu reunião. Disse que a Grande Loja da Paraíba reconhece o rito, mas, que não tem nenhuma loja que o pratique. Assim, a ideia foi recebida por todos. Decidiram então que a loja viria pautar seus trabalhos no Rito de York. Ao final dos trabalhos ficou decidido à data de fundação da mesma, para o dia 1º de janeiro de 2000, recebendo o nome de Loja Maçônica Cavaleiros do Sol. A primeira diretoria foi constituída pelos seguintes Irmãos: Sérgio Roberto Cavalcante (Mestre da Loja); Teldson Douetts Sarmento (1º Vigilante); Wilton Fernandes da Silva (2º Vigilante); Francisco de Souza Filho (Secretário) e Aleixo Simões da Silva Leitão (Tesoureiro).

Através dos Atos nºs 017/2000 e 018/2000, datado de 18 de abril de 2000, concedendo Carta Constitutiva Provisória e nomeando Comissão Regularizadora.

Em data de 04 de maio de 2000, uma quinta-feira, pelas 20:00hs, no templo nobre da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, situado a rua Severino Massa Spinelli, nº 390, no bairro de Tambaú, nesta cidade de João Pessoa-PB, foi realizada a cerimônia de regularização e instalação da Loja. A sessão foi presidida pelo Irmão Edgard Bartolini Filho (Grão-Mestre), coadjuvado pelos irmãos Arlindo Bonifácio (Grande Orador) e Ascânio Abrantes (Grande Orador Adjunto) e a ela compareceu os seguintes irmãos: Cláudio S. S. Pessoa, Joaquim Gouveia Franco da Silva, Erle Abílio Diniz e José Reinaldo Camilo de Souza da ARLS “Branca Dias” nº 01 – GLMEPB; José Claudino Pires da ARLS “Potiguar” nº 05 – GLMEPB; Cléber Gomes da Costa Júnior e José Carlos de Almeida da ARLS “Presidente Roosevelt” nº 13 – GLMEPB; Antonio Hermógenes de Paiva, Pedro Gomes Filho, Sérgio H. Ribeiro Silva, Benedito Juscelino de Almeida e Expedito Leite da Silva da ARLS “Carneiro da Cunha” nº 17 – GLMEPB; Nilson Fernandes Thomas da Silva da ARLS “Presidente João Pessoa II” nº 25 – GLMEPB; Raimundo Nonato da ARLS “5 de Julho” nº 40 – GLMEPB; Ronaldo Albuquerque da ARLS “Padre Azevedo” nº 1609 – GOB/PB; José Roberto Silva Chaves da ARLS “Miguel Couto” nº 1849 – GOB/PB; Israel Batista Felinto e José Estrela Diniz da ARLS “Augusto dos Anjos” nº 1858 – GOB/PB; José Maurílio da ARLS “21 de Abril” nº 03 – GOEPB.

A primeira reunião regular após a regularização e Instalação, foi realizada no dia 12 de maio de 2000, e teve como local, o templo menor da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, contando com a presença dos seguintes Irmãos: Sérgio Roberto Cavalcante, Teldson Douetts Sarmento, Wilton Fernandes da Silva, Manoel Leite Neto e Antônio Raniere Barros Figueiredo.

A Loja teve sua primeira participação em nível de Grande Loja, em data de 06/05/2000, quando da votação da nova Constituição da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, estando presentes os seguintes Irmãos: Sérgio Roberto Cavalcante (Mestre da Loja); Wilton Fernandes da Silva (1º Vigilante); Francisco de Souza Filho (2º Vigilante) e Teldson Douetts Sarmento (Secretário).

As primeiras propostas de Iniciação foram as dos profanos: Dantismar Silva Menezes, Francisco de Assis Barbosa e Luiz Alberto Silva de Sena.

A primeira elevação (3º Grau) teve como protagonista principal, o irmão Ronaldo Raimundo Medeiros, em data de 13 de julho de 2000, sessão esta que contou com um considerável número de irmãos.

A primeira Iniciação realizou-se em data de 16 de novembro de 2000, tendo sido iniciados na Ordem Maçônica os irmãos: Dantismar Silva Menezes, Francisco de Assis Barbosa e Luiz Alberto Silva de Sena.

A primeira filiação realizada na Loja foi a do Irmão Mestre Maçom Erle Abílio Diniz, oriundo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Branca Dias” nº 01 (GLMEPB) e realizou-se em data de 22 de fevereiro de 2001.

Os primeiros membros regularizados na Loja foram os irmãos: Carlos Américo Pereira de Oliveira e Elias Alves Barbosa, o primeiro oriundo da ARLS “Presidente Roosevelt” nº 13 e o segundo, da ARLS “Regeneração do Norte” nº 10, em data de 26 de abril de 2001.

Em 09 de julho de 2001, assumiram os destinos da administração da Loja para o biênio de 2001/2003, os seguintes irmãos: Teldson Douetts Sarmento (Mestre da Loja); Wilton Fernandes da Silva (1º Vigilante); Antonio Raniere Barros Figueiredo (2º Vigilante); Manoel Leite Neto (1º Diácono), Elias Alves Barbosa (2º Diácono); Carlos Américo Pereira de Oliveira (Guarda Interno); Ronaldo Raimundo Medeiros (Secretário) e Aleixo Simões da Silva Leitão (Tesoureiro).

A primeira Cerimônia de Passagem ao 2º Grau, realizou-se em data de 10 de setembro de 2001, tendo como participantes, os irmãos: Dantismar Silva Menezes e Francisco de Assis Barbosa.

Através da persistência do Irmão Sérgio Roberto Cavalcante, a Loja foi reconhecida e tornada de utilidade pública, no âmbito do Estado da Paraíba, em data de 27 de junho de 2002, através da Lei nº 7.102, datada de 27 de junho de 2002, publicada em Diário Oficial do Estado da Paraíba nº 12.074, sancionada pelo Excelentíssimo Senhor Roberto Paulino, Governador do Estado da Paraíba e Irmão Maçom, membro da ARLS “Tiradentes” nº 26 – GLMEPB, Oriente de Guarabira-PB e da jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba.

Desde a sua fundação a Loja teve os seguintes irmãos como Veneráveis Mestres:

  • Sergio Roberto Cavalcante,
  • Teldson Douetts Sarmento,
  • Wilton Fernandes da Silva,
  • Raniere Barros Figueiredo,
  • Manoel Leite Neto,
  • Ronaldo Raimundo Medeiros,
  • Elias Alves Barbosa,
  • Aleixo Simões da Silva Leitão,
  • Hugo Leonardo W. Borges,
  • José Jobson Ferreira,
  • Jarbas Araújo Pessoa,
  • Antônio Flávio Toscano Moura,
  • Antônio Vasconcelos de Lima Filho e, presentemente,
  • Luciano Lima Gomes da Costa.

Assim caminham os Cavaleiros do Sol, trabalhando pelo bem da humanidade e construindo um mundo melhor, onde a Paz e a Harmonia sejam uma constante.